Ata da reunião de março
(Por Sueli Borges)
A reunião
ocorreu no Instituto Acesso, com as boas vindas de Dona Helisa.
Realizamos a dinâmica da Casa do Zé para lembrar a todos que
estamos ali saindo de nosso individualismo e nos dispondo ao trabalho
pelo coletivo, pela cidade e comunidade de São Sebastião. Sueli
AGEFIS coordenou os trabalhos dando aos presentes a liberdade de
apresentar informes relativos às instituições que representam.
1 -
Evento Domingo no Parque, Isaac do Coletivo Super Nova convidou a
todos para o evento que se realizará no dia 15/03/2015, a partir 14
horas, no Parque Ambiental do Bosque;
2_
Reunião do Fórum de Entidades, Margoth do Instituto Congonya
convidou a todos para a reunião que se realizará na sede do
Congonya, no dia 28/03/2015, às 09 horas;
3 –
Conselho de Meio Ambiente – CODEMA, Wilson, convidou a todos para
reunião no Centro Educacional São Francisco, dia 05/03/2015, às 15
horas, para tratar do CODEMA;
4- Curso
de Informática, Instituto Acesso informou a todos que está com
inscrições abertas para todas as idades;
5- Noite
Cultural, Instituto Acesso convida a todos para seu evento que se
realizará no próximo sábado 07/03/2015, a partir das 19 horas, na
sede do Instituto, Rua da Golfinho;
6-
Educação Ambiental, Ação social do Planalto divulgou parceria com
AGEFIS para educação das crianças e adolescentes atendidos pela
ASP sobre o tema Combate à Poluição Visual, Sueli da AGEFIS
informou que o projeto está disponível para atender a qualquer
instituição social interessada;
Com a
presença do chefe de Gabinete da Administração Regional de São
Sebastião, Keves Diogo, do Presidente da Associação Comercial e
Industrial de São Sebastião, Júnior Carvalho, e da representante
da AGEFIS/ Superintendência de Limpeza Urbana, Sueli Borges,
discutiu-se a problemática da poluição visual causada pelo excesso
de exposição de faixas de propaganda em São Sebastião. Definiu-se
pela realização conjunta de reunião para analisar possibilidades
de definição de área para disposição de faixas ou de outros
meios de propaganda que atinjam o mesmo objetivo, iniciar
planejamento de meio de autorização para tal disposição e
planejar ações de educação dos comerciantes locais. A
Administração Regional se responsabilizou por organizar tal reunião
e convidar outros membros interessados Sueli Borges tel.: 94181417,
Júnior Carvalho ACISS, Natanry Osório tel.: 92050907, porém, Keves
informou sobre a dificuldade que a Administração tem hoje para
realizar processos de licenciamento, pelo fato de ter recebido a
Administração com centenas de processos de licenciamento de
atividades comerciais acumulados. Por favor, Keves, disponibilize no
grupo da rede data, local e horário da reunião para ciência de
outros membros interessados.
Júnior
Carvalho distribuiu exemplares do Catálogo Comercial de São
Sebastião confeccionado pela ACISS e Margoth do Instituto Congonaya
solicitou que tal instituição oferecesse meios das Instituições
Sociais poderem divulgar seus dados em tal catálogo.
7 –
Projeto Sonho e Realidade, Natanry presidente da Ação Social do
Planalto – ASP informou que a instituição ofertará Oficina de
preparação de mulheres para o mercado de trabalho hoteleiro, com
duração de 6 meses, 3 horas aula por mês;
8-
Oficina de Manequim, Natanry presidente da Ação Social do Planalto
– ASP informou que a instituição ofertará Oficina de Manequim;
9- Bom de
Bola Craque na Escola – Major Henrique representando o Tenente
Coronel Lúcio Cesar, divulgou evento do projeto social da PMDF em
São Sebastião, que se realizará no próximo sábado, 07/03/2015, a
partir das 09 horas, no 21 º Batalhão de Polícia Militar de São
Sebastião;
10 –
Matrículas do Centro Olímpico – Coordenador do Centro Olímpico
informou que do dia 10 a 13 de março estarão realizando a renovação
de matrículas e que novas vagas serão ofertadas a partir do dia
31/03, com vagas ofertadas para faixa etária a partir de 4 anos.
11-
Centro Olímpico aberto em finais de semana – o Centro Olímpico se
transforma em espaço de convivência comunitária aos sábados e
domingos, no período de 09 às 16 horas, para atividades físicas
não orientadas;
Houve
questionamentos sobre a não liberação das piscinas, em que foi
esclarecido pelos representantes do Centro Olímpico que não existe
possibilidade de exames médicos durante os finais de semana e que a
utilização das piscinas no fim de semana prejudicaria as aulas
durante a semana por dificuldades de higienização das piscinas.
Senhor
Wilson informou à equipe do Centro Olímpico que a ida da equipe do
Posto de Saúde da Família do Morro Azul, para as instalações do
Centro ,teve como objetivo atender as demandas em relação à
atestados médicos dos alunos;
Foi
questionado a falta de espaço para a realização de palestras para
a comunidade que é atendida por tal PSF, onde foi informado que a
ida do PSF para lá também teve como objetivo a realização de
palestras relacionadas à saúde para comunidade e alunos
conjuntamente, utilizando o espaço físico do ginásio coberto.
Diante
das questões expostas concluiu-se pela necessidade de reunião com a
Coordenação de Saúde de São Sebastião para dirimir dúvidas e
expor demandas. Por favor, equipe do Centro Olímpico entre em
contato com CRS São Sebastião Danilo Telefone: 33353687, 81547187
ou Akalenni 92758592 e marque reunião conjunta com equipe do PSF
Morro Azul; envie data e horário da reunião para que outros membros
da rede que tem conhecimento do processo, Senhor Wilson, possam
comparecer;
12-
Apresentação de Instituições Sociais de São Sebastião para
Embaixadores, Waldir Cordeiro da Governadoria do GDF, informou que
foi criada comissão para apresentar aos embaixadores projetos
sociais que possam ser financiados por suas embaixadas. Informou que
a comissão realizará um dia de visita em instituições de São
Sebastião. Interessados podem encaminhar solicitação para o
e-mail: waldir.cordeiro@buriti.df.gov.br.
Sueli da
AGEFIS lembrou que foi confeccionado o catálogo de instituições
sociais de São Sebastião e que nele constam mais de 70 instituições
que um dia de visitas não proporcionaria a apresentação de todos
os projetos interessados, se comprometeu a disponibilizar para Waldir
Cordeiro o catálogo em questão. Foi proposto então a realização
de um seminário com todas as instituições onde todos poderiam se
apresentar e participar do processo.
13-
Capacitação para Mulheres – IFB divulgou o Projeto Mulheres Mil,
qualificação de mulheres com a oferta de cursos a serem definidos
pela comunidade. Representantes do CRASS solicitaram a oferta de
cursos no horário diurno para possibilitar a participação de mães
no horário em que seus filhos estão na escola. A representante do
IFB informou que a dificuldade para tal está na falta da sede
própria com atividades sendo realizadas nas dependências da Escola
Classe Miguel Arcanjo. E que a inauguração da sede está prevista
pra junho, sem garantias.
14-
Adolescentes produzem cartilhas – Projeto Vida, Padre Gailhac,
divulgou suas atividades e informou que os adolescentes estão
confeccionando cartilhas educativas e disponibilizou exemplares para
conhecimento dos membros da rede;
15 –
Inscrições Abertas para Educador Social - Coordenação Regional de
Educação divulgou processo de inscrição para voluntariado, que
está em realização na sede da CRE de São Sebastião, até o dia
06 de março, para 4 horas de trabalho por dia com auxílio para
alimentação e transporte no valor de R$25,00/dia trabalhado;
16 –
Apresentação da Administração Regional – Keves Diogo, chefe de
gabinete da Administração Regional de São Sebastião,
apresentou-se, informou que a administração está em processo de
reestruturação, que recebeu o maquinário danificado, porém em
parceria com a Governadoria e NOVACAP está realizando vários
trabalhos na cidade. O processo de conserto do maquinário já está
em andamento. Informou que a ouvidoria já está a disposição para
receber demandas da comunidade.
Senhor
Wilson solicitou que o Comitê de Transporte venha a ser
revitalizado. Keves informou que já está definindo o resgate do
comitê em conjunto com o DFTRANS.
Isaac
solicitou informações sobre a publicização de datas e horários
das reuniões. Keves solicitou auxílio da Rede e do Fórum de
Entidades para que o processo de divulgação ocorra com efetividade.
Waldir
Cordeiro declarou que o governo está aberto ao trabalho em rede e
que vai solicitar aos Administradores que criem redes onde elas não
existem. Explicou que será realizado o regimento interno das
Administrações Regionais;
17 -
Creche da Vila do Boa em Funcionamento – Membros da Creche Santa
Rita, inaugurada na Vila do Boa, informaram que já estão em
funcionamento atendendo 25 crianças, porém com uma demanda
reprimida de mais de 300 crianças. Informaram que apresentam
dificuldades para o pagamento de servidores e despesas o que impede a
ampliação do atendimento. Estão abertos ao auxílio de todos;
18 –
Doutora Lígia da área rural de Nova Betânia – solicitou acesso
aos projetos sociais na área rural e perguntou à Administração
Regional sobre ações para a área rural.
Keves
informou que existe um setor responsável pela área rural na
Administração. A doutora apresentou a demanda de áreas para
atendimento ou a necessidade de melhoria do transporte público para
o atendimento da comunidade rural. Informou que a equipe volante atua
apenas duas vezes por semana e que não tem condição de atender a
demanda reprimida;
19 –
Solicitação de melhoria do transporte para UISS – Mafa
representante da UISS, também solicitou transporte para garantir a
visita de familiares dos internos.
Sueli
solicitou informações por parte da UISS sobre o atendimento médico
odontológico discutido na reunião anterior da rede. Lembrou que
foram discutidas duas saídas para o atendimento odontológico:
disponibilização de odontólogo pela própria CRS de São Sebastião
(proposta do Coordenador da CRS Danilo) ou parceria com professores
de odontologia da UnB/atendimento HUB (disponibilizado contato de
Áurea, tel.: 86376009, para intermediação). Solicitou que a UISS
mantivesse a rede informada sobre a situação.
20 –
Oferta de Cursos do PRONATEC – CRE informou que estão em contato
com Conselho Tutelar para concretizar a oferta de cursos do PRONATEC,
negociação em andamento.
Maria
Auxiliadora, Conselho Tutelar, informou que o PRONATEC oferecerá
quatro cursos em finais de semana, para adolescentes e adultos, a
partir de 15 anos de idade. Profissionalização: técnico de
enfermagem, saúde bucal, técnico de análises laboratoriais,
técnico em nutrição, técnico em segurança do trabalho. Previsão
de início já neste semestre;
21 –
Waldir Cordeiro da governadoria chamou a atenção sobre o quadro
crítico da cidade em relação à invasões, lixo e entulho.
Sueli da
AGEFIS informou que estão sendo planejadas operações fiscais de
controle do processo de invasões no mesmo modelo da que está
ocorrendo neste momento no condomínio Sol Nascente de Ceilândia e
que o processo é moroso por falta de recursos humanos e equipamentos
na AGEFIS. Em relação aos resíduos sólidos informou que o Vice
Governador assumiu pessoalmente a Política de Resíduos Sólidos do
DF e que tal política deverá ser implementada obrigatoriamente este
ano sob pena da sua não implantação impedir repasse de verbas do
governo federal, determinação da Política Nacional de Resíduos
Sólidos Lei nº 12.305/2010.
Informou
que o planejamento tem sido no sentido de transformar as áreas de
deposição de entulho das cidades em áreas de convivência. E que
serão definidos pontos de entrega voluntária de material reciclável
e áreas de transbordo temporário onde serão entregues até 1m³ de
entulho, podagem e volumosos (sofás, móveis, sucatas descartados).
Este projeto vem sendo articulado com SLU, NOVACAP, AGEFIS, SEMARH,
IBRAM. E outras secretarias que oferecerão atividades nos pontos de
convivência criados.
Keves,
informou sobre a necessidade de viabilização econômica dos
catadores, em especial da Associação ECOLIMPO de catadores locais.
Sueli solicitou do CRASS informações sobre o processo de
cadastramento e capacitação dos catadores, sobre a bolsa catador e
sobre a lista de cooperativas destinada ao processo de implementação
da Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, determinada
no Decreto nº 35.817, de 16 de setembro de 2014, cuja concretização
auxiliará na implementação das ações relativas à Lei nº5.446,
de 12 de janeiro de 2015.
Luciana
Leão, CRASSS informou que existe um setor específico na Secretaria
de Estado de Desenvolvimento Humano e Social – SEDHS, para tratar
do assunto e que pode enviar memorando com a legislação para
solicitar informações a respeito.
Sueli se
responsabilizou por encaminhar tal legislação para viabilizar a
consulta e informou que a SEDHS é o órgão responsável por
viabilizar o projeto Pró-Catador do Governo Federal, e que este
prevê financiamento para equipamentos, infraestrutura e capacitação
das cooperativas.
22 –
Administração promove ações de combate à Dengue, Keves, chefe de
gabinete, informou que a Administração está empenhada na campanha
de combate à dengue e que uma das ações implementadas é a pintura
de muros de escolas em parceria com o Instituto Metamorfose. Estão
sendo pintadas imagens que induzem a comunidade ao combate da
proliferação do mosquito.
Encerramos
a reunião parabenizando o Chefe de Gabinete da Administração
Regional de São Sebastião, Keves Diogo Fernandes, por participar
efetivamente do início ao fim da reunião, com respostas e
proposições. Algo inédito em nossa rede. Os membros solicitam a
manutenção da presença e se disponibilizaram a encaminhar demandas
para que a Administração possa atuar com efetividade e auxiliar no
que for possível na solução dos problemas locais.
A Ação
Social do Planalto – ASP se ofereceu para sediar a reunião do mês
de março e a PROMOVIDA se ofereceu para sediar a reunião do mês de
abril. Convite será confeccionado e enviado ao grupo pela equipe da
SEMA/MPDFT que por intermédio de Ana Nogueira tem com excelência
auxiliado na divulgação das atividades da Rede. Fica o nosso
reconhecimento e agradecimento."
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